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Nós passamos cerca de um terço da nossa vida dormindo. Por isso, é de extrema importância saber regular o sono em meio a nossa rotina. E isso envolve muito equilíbrio da parte de cada um. Não apenas dormir pouco, como também em excesso, são extremos que devem ser evitados, caso tenham frequência alta.

Desse modo, seu sono pode acabar afetando positivamente e negativamente partes importantes do seu dia a dia, tais como o treino. Mas é necessário ressaltar: com o intuito de ter um melhor desempenho em atividades físicas, é preciso saber que não é apenas o esforço que promove resultados desejados. O descanso também é fundamental nesse processo.

No treino

Durante o treino, a musculatura sofre um estresse responsável pelo ganho muscular e perda de gordura. Isso causa quebras nas fibras musculares e uma demanda por aminoácidos. Ou seja, há mínimos detalhes que precisam funcionar adequadamente dentro de um ciclo, para promover um resultado positivo. Porém, é durante seu sono que grande parte desses processos complexos acontecem no nosso corpo.

No sono

Com uma periodicidade no treino e uma alimentação saudável, o sono regulado entra para completar uma rotina saudável. Uma noite com oito horas dormidas, por exemplo, auxilia em funções orgânicas e neurológicas do seu corpo. Consequentemente, o ganho muscular é garantido.

Curiosidade: Nosso sono é composto por diferentes fases. Na parte relacionada ao sono profundo, nosso corpo produz o GH, que é o hormônio do crescimento. Ele que está responsável pelo nosso vigor físico, pelo nosso tônus muscular, para diminuir lesões das fibras musculares. Isso é um exemplo de como não nos adaptamos aos efeitos do treinamento enquanto treinamos, mas sim quando descansamos.

Dicas para dormir bem

Mas como podemos ter uma boa noite de sono? Separamos algumas dicas para você experimentar. Confira:

  • Evite o consumo de alimentos e bebidas ricos em cafeína depois das cinco da tarde.
  • Procure fazer refeições leves à noite.
  • Estabeleça na sua rotina um horário para deitar e para acordar.
  • Procure tornar o ambiente agradável ao sono, deixando as luzes apagadas e aparelhos eletrônicos desligados.

Gostou das nossas dicas? Experimente aplica-las para deixar seu dia a dia mais saudável!

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