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Junto ao exercício físico e o descanso, a alimentação é um dos três pilares para você ter uma vida mais saudável. Portanto, é essencial saber bem sobre o que você está comendo. E isso não envolve apenas as temidas calorias que cada alimento possui, mas algo de importância ainda maior para nossa saúde: as vitaminas.

Elas são substâncias orgânicas que participam de processos celulares relacionados a, entre outros, o metabolismo energético, defesa antioxidante, crescimento tecidual e muscular e saúde óssea. A ingestão inadequada de vitaminas leva a carências nutricionais. Estas poderão tornar seu corpo menos resistente a vírus e bactérias, e até deixar cabelos e unhas menos resistentes.

Desse modo, seu consumo adequado é importante para o bom funcionamento do nosso corpo em  geral. E para aqueles que mantém uma rotina de treino regular e procuram resultados positivos para o corpo, é necessário escolher os alimentos com vitaminas certas para te ajudar nesse caminho. Por isso, separamos algumas vitaminas e suas respectivas fontes que podem te auxiliar em uma vida mais saudável.

Vitamina E

Entre as vitaminas, a E apresenta um bom efeito antioxidante, que ajuda a prevenir doenças degenerativas e cardiovasculares.

Principais fontes: alimentos oleaginosos. Entre eles, destacam-se as amêndoas, avelãs, semente de girassol, amendoim e óleo de gérmen de trigo.

Vitamina K

Já em relação a K, das vitaminas, ela é importante para a construção e manutenção de ossos fortes, coagulação sanguínea e prevenção de doenças cardíacas.

Principais fontes: vegetais de folhas verdes, brócolis, repolho, couve, rúcula, alface e espinafre.

Vitamina D

A vitamina D atua no controle das contrações do coração e na produção da renina, um hormônio que regula a pressão arterial. Além disso, ela  ajuda a fixar o cálcio nos ossos. Isso torna-os mais resistentes e diminuindo a possibilidade de doenças como artrite e osteoporose.

Principais fontes: ovo,  leite de amêndoas, cogumelo shiitake, laranja, fígado de galinha e bovino. E importante relembrar: nós obtemos a maioria esmagadora da vitamina D através da exposição ao sol.

 

Lembramos que, caso você pense em fazer alguma suplementação vitamínica, recomendamos procurar sempre um especialista para te auxiliar!

E busque sempre inserir fontes de vitaminas a partir da alimentação! Tenha uma vida mais saudável!

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